NOSSO ENSINO MÉDIO

A proposta pedagógica da Escola Novo Milênio para o Ensino Médio considera que a formação integral do aluno é resultante de um processo que busca a compreensão de sua realidade social, econômica, política e cultural e dessa forma, propicia ao estudante a superação de qualquer visão desarticulada de mundo.

Cabe à Escola apresentar ao jovem o mundo como um campo aberto para investigação e intervenção. O objetivo é convocá-lo a assumir novas responsabilidades de forma a equilibrar e resolver questões deixadas pelas gerações anteriores, valorizando o que já foi feito e abrindo possibilidades para o novo.

DESENVOLVIMENTO

Diante disso, mantemos nosso foco na juventude e em seu protagonismo que deverá acontecer pela promoção da educação integral, que se refere aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais, na preparação básica para o trabalho, na construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, e pelo compromisso com a interdisciplinaridade dos fundamentos científico-tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, cabe à Escola formar jovens críticos e autônomos para tomar decisões conscientes e responsáveis.

Nesse processo, a escola auxilia no desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, da capacidade para análise e síntese, do autoconhecimento, da socialização, da autonomia e da responsabilidade. Assim, possibilita a formação de um ser humano munido de habilidades, competências e atitudes, com espírito solidário, visão inovadora e gosto pelo saber e que se coloca a serviço do bem comum.

A preparação para vida ocorre através da capacitação para o aprendizado permanente e também para o mundo do trabalho, como:

• A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior.
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
  • A promoção de atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais.
  • A preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.

FAMÍLIA X ESCOLA X COMUNIDADE

No Ensino Fundamental e Médio, os resultados são comunicados aos responsáveis pelos alunos por meio de boletins eletrônicos no sistema, na área restrita do aluno. Na rotina diária, os responsáveis poderão acompanhar as atividades pela agenda eletrônica. Ao logo do ano letivo, serão realizadas reuniões de trabalho envolvendo professores, técnicos e pais, desenvolvendo temas que vão desde questões de desempenho escolar, descrição de projetos, reuniões temáticas, até relatórios de atividades realizadas. O ponto de partida está em gerar um efetivo ambiente de aprendizagem, que é enriquecido com a contribuição das famílias e da comunidade em geral.

Considera-se que a “escuta” deverá sempre ser ampliada e valorizada. Qualquer ação educativa a ser desenvolvida pela escola sempre será a continuidade da formação do indivíduo, que tem como pressuposto básico a educação familiar e social; não há como se considerar o aluno “repartido” em papéis que não se integrem. É responsabilidade da escola não só “complementar” a educação dada pela família, mas também acrescentar em quantidade e qualidade o que vai ser requerido do aluno em seu convívio social e profissional, de modo a exercer a plena cidadania. Alunos, familiares e comunidade participam de eventos como passeio ciclístico, festa junina, festa da família, feira do Empreendedorismo, gincanas interclasses e muito mais.