ENSINO FUNDAMENTAL

As premissas essenciais no Ensino Fundamental 2 para a articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. O conjunto de situações didáticas enriquece o cotidiano de sala de aula, pois instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a articulação dos conhecimentos. Para desenvolver em nossos alunos habilidades e competências, bem como o exercício de valores e a consciência ética, utilizamo-nos de quatro eixos: desafio, interação social, afetividade e relação dos conteúdos com a realidade.

”Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.” (BNCC, 2018, p. 60)

O desafio permite que o discente, por meio da pesquisa, reveja suas certezas anteriores e passe a buscar novas respostas. A interação social com o meio e com os demais leva à consciência de que as ações do indivíduo têm impacto sobre si mesmo e sobre os outros, o que cria, constantemente, novas realidades. Exploramos a afetividade, para que haja aprendizagem e vínculos emocionais, fundamentais para que a escola seja um ambiente prazeroso. Primamos ainda pela relação dos conteúdos trabalhados em sala com a realidade.

O OBJETIVO É DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

ampliando o universo cultural e social do aluno, por meio de estratégias eficientes e novas tecnologias para conhecer o mundo e interagir intelectual e socialmente com essa realidade. A meta do trabalho pedagógico é desenvolver, de forma equilibrada, processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança, além de habilitar o aluno para atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, autonomia e responsabilidade social. Portanto buscaremos a formação básica do aluno enquanto cidadão para:

• O desenvolvimento da capacidade de interagir, de participar e aprender.
  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da interpretação dos fatos, da escrita e do cálculo de forma eficiente.
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
  • A formação da criança e do pré-adolescente, variando em conteúdos e métodos segundo as fases de seu desenvolvimento.
  • Promoção de atividades interdisciplinares em sala de aula, tornando-a, um espaço vivo para o desenvolvimento de competências.
  • Geração de situações que estimulem o aluno ao questionamento da realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.