MISSÃO EDUCACIONAL

A nossa missão educacional pressupõe crença na vida, crença na capacidade do homem compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. 

É, pois, nossa responsabilidade como instituição educacional entender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro para afirmar, com coragem e lucidez, os valores que fundamentam a vida, criando condições para que as pessoas se desenvolvam integralmente. 

Onde quer que haja uma escola, queremos que exista:

  • A vitalidade que propicia renovação constante em busca da qualidade;
  • A sensibilidade que percebe os mais delicados sentimentos;
  • A ternura que acolhe amorosamente todas as pessoas;
  • A sabedoria que revela o caminho da verdade;
  • A firmeza que rejeita o que é contra a vida, para nos tornarmos pessoas independentes e livres, capazes de ouvir a voz da vida e com ela aprender o segredo de aprender.

Ainda que seja mínimo o tempo de permanência de uma pessoa entre nós, queremos que ela, conosco, aprenda:

  • A necessidade do questionamento;
  • A alegria da descoberta;
  • O valor da crítica consequente;
  • A coragem da denúncia;
  • O poder da ação, criando condições para que se construa, com corações livres de ódios e ressentimentos, uma sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade.

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA INSTITUIÇÃO

O objetivo básico da Escola Novo Milênio é contribuir para um saber comprometido com o verdadeiro, o justo, o igualitário e o belo, criando condições para geração de interesse e satisfação. Para isso, será preciso conhecer as expectativas do aluno em relação ao atendimento e aos serviços a serem prestados. 

O artigo 2º da LDB n. 9.394/96 determina que a educação “(…) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Nesse pressuposto, a Escola Novo Milênio está indo ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, possuindo finalidades distintas, quais sejam:

  • o aluno a buscar conhecimentos próprios, com ênfase na autonomia e levar independência intelectual.
  • Instrumentalizar o aluno para compreender os acontecimentos e as relações sociais de forma reflexiva e crítica.
  • Desertar a consciência de patriotismo, numa perspectiva crítica e real.
  • Valorizar a cultura brasileira em todas suas manifestações, destacando-lhes o valor simbólico e explicativo de forma de vida e de crença do povo. 
  • Capacitar o aluno a interpretar a realidade, para nela intervir, seja para aceitá-la, transformá-la ou rejeitá-la.
  • Habilitar o aluno para conviver ativamente com os contínuos avanços científicos e tecnológicos.
  • Possibilitar ao aluno o seu caminhar pelos conteúdos específicos e científicos de forma ativa e participativa.
  • Desenvolver no aluno o espírito de cidadania e as habilidades sociais através de uma variedade de atividades acadêmicas e não acadêmicas.
  • Promover entre os alunos uma atitude positiva com relação ao processo ensino/aprendizagem, levando-os a se adaptar ao mundo moderno em constante mutação.
  • Oferecer uma escola aberta a todas as tendências, especuladora no campo pedagógico e filosófico, exploradora das possibilidades que o progresso científico e tecnológico tem trazido à educação.
  • Preparar o aluno para enfrentar mudanças, reduzir a insegurança, superar as adversidades e a enfrentar os momentos de tensão.
  • Promover o fortalecimento das relações de solidariedade e tolerância.

    Com estas finalidades o Projeto Pedagógico a ser adotado pela Escola Novo Milênio terá a responsabilidade, através do trabalho de profissionais devidamente capacitados, a:

  • Estimular o alcance das competências, atitudes e habilidades próprias, aliadas ao conhecimento técnico e tecnológico para a sua introdução no mundo (mercado de trabalho).
  • Mensurar hábitos e atitudes, adotar critérios de seleção, escolha e comparação dos recursos oferecidos.
  • Utilizar novas tecnologias de comunicação, de formação e na conscientização do papel que irão desempenhar na sociedade, diante dos desafios da globalização.
  • Estabelecer relações afetivas entre o professor e toda equipe da escola, porque através da confiança e do companheirismo, a ação pedagógica torna-se efetiva, contando com maiores chances de conduta cidadã e sucesso escolar.
  • Utilizar estratégias didáticas variadas atendendo às diferenças individuais o que possibilitará melhor aprendizagem e enriquecimento de seus conhecimentos.

METODOLOGIA

A Escola valer-se-á do conjunto de decisões e ações voltadas para a consecução dos objetivos educacionais na perspectiva de uma educação transformadora, atendendo às diferenças individuais dos educandos. A proposta da Escola estabelece o objetivo de oferecer à criança o passo inicial na construção de seus conhecimentos sistematizados, podendo fazer com que ela defina o caminho na busca da sua condição de cidadão.

Na atual sociedade passam a prevalecer as exigências de educação continuada do cidadão, com ênfase na formação de competências múltiplas (GARDNER, 1999), no trabalho em equipe de modo cooperativo (PACHECO, 2015), na flexibilidade para adaptar-se às novas funções e na capacidade de aprender a aprender para gerir e processar informações, atualizar conhecimentos e na resolução de problemas do cotidiano com o uso das ferramentas tecnológicas (MORAN, 2017) . Acrescentem-se a essas capacidades o aprender a conviver, o aprender a fazer e o aprender a ser, que, unindo-se ao aprender a aprender, constituem os quatro pilares da educação para o século XXI, de acordo com o relatório da Comissão Internacional criada pela UNESCO para fazer tal projeção. 

Entretanto, a educação que se pretende não pode negligenciar a possibilidade da construção de uma ordem global cujas relações sejam mais igualitárias, baseadas na solidariedade, na promoção da democracia, da paz, da segurança, da justiça (SANTOS, 2000), do respeito aos direitos e às diferenças entre os povos, da valorização de cada um na sociedade, da promoção de ações benéficas e construtivas, sabendo lidar com as próprias emoções diante dos desafios (GOLEMAN, 2019).  

Para atender a estas dinâmicas sociopolítico-educacionais, é preciso haver aulas contextualizadas, para o engajamento do aluno nas diversas esferas.

A Escola Novo Milênio busca, por meio de aulas, a integração reflexão, teoria e prática. A relação entre a teoria e a prática se constitui em uma situação assumida como pressuposto pedagógico desde os primeiros dias de aula na perspectiva da superação de um processo de ensino que privilegie a construção do conhecimento por meio de aulas dialógicas, pesquisas, reflexões, partilha de descobertas, entre outras ações. 

Entende-se que o desenvolvimento das competências e habilidades acontecerá principalmente por meio de situações em que os alunos serão desafiados a resolver situações problematizadoras e concretas no exercício da compreensão, reflexão e da cidadania. Para tal os professores, no cotidiano das suas aulas, realizarão ações como:

 

  • Resolução de situações-problema em que os conteúdos das disciplinas serão aplicados em questões relacionadas ao cotidiano;
  • Proporcionar atividades práticas nos laboratórios, aplicando os conhecimentos em situações concretas das atividades estudadas em aula; 
  • Realização de atividades de pesquisa, ampliando, por meio da investigação, os conhecimentos teórico-práticos;
  • Realização de visitas técnicas, quando for o caso, nas quais os conhecimentos das aulas serão vivenciados concretamente;
  • Realização de estudos do meio com construção de diário de bordo, para o exercício da metacognição.
  • Construção de produtos relacionados aos conceitos em propostas interdisciplinares.
  • Gestão de projetos e eventos sociais para o pleno exercício da cidadania.

 

Para chegar até onde pretende, a Escola Novo Milênio estuda fazer parcerias com Sistemas de Ensino, Escola de Idiomas, Empresas parceiras do programa Menor Aprendiz, Empresas de robótica, SEBRAE entre outros, que convergem com os objetivos propostos, visando sempre a formação integral do aluno.